Você separa seus resíduos para a Coleta Seletiva?
- Luiz Fernando da Silva Soares
- 13 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
O Coleta Seletiva é um serviço prestado pelas prefeituras e principalmente pelas Cooperativas de Catadores na maioria dos municípios brasileiros, porém o serviço não atende a todas as pessoas e por isso muitas pessoas não separam seus resíduos para a coleta seletiva. Muitas pessoas nem sabem o que precisa separar, quando separar, onde colocar os resíduos separados e isso não permite o crescimento dos índices de reciclagem dos materiais.

Como as pessoas podem agir no seu dia a dia para aumentar os índices de coleta seletiva no seu município, bairro ou condomínio? Quais materiais podem ser coletados e o que a pessoa precisa fazer para se tornar uma pessoa mais sustentável e ajudar o meio ambiente? Essas são algumas das perguntas que vamos responder neste post.
A coleta seletiva é uma forma de separar os resíduos sólidos que podem ser reciclados dos que não podem.
Os materiais recicláveis são aqueles que podem ser transformados em novos produtos, como papel, plástico, metal e vidro.

Os materiais não recicláveis são aqueles que não podem ser reaproveitados, como restos de comida, fraldas descartáveis, papel higiênico e absorventes.
Ao separar os resíduos, você contribui para a redução da quantidade de lixo que vai para os aterros sanitários, para a economia de recursos naturais e energia, para a geração de renda para os catadores e para a preservação do meio ambiente.
Para participar da coleta seletiva, você precisa seguir alguns passos simples:
- Identifique se o seu município, bairro ou condomínio possui o serviço de coleta seletiva. Você pode consultar o site da prefeitura ou da cooperativa de catadores da sua região para saber os dias e horários da coleta, os locais de entrega voluntária ou os pontos de coleta mais próximos da sua casa.
- Separe os resíduos recicláveis dos não recicláveis em recipientes diferentes. Você pode usar sacos ou lixeiras de cores diferentes para facilitar a identificação. Por exemplo, utilize uma lixeira azul para os materiais que podem ser reciclados e cinza para os materiasi que não podem ser reciclados, separar em dois recicpientes já é suficiente.

- Coloque uma vasilia ou panela com a agua da lavagem dos seus utencilios e talheres e reúze para lavar e depois seque os resíduos recicláveis antes de descartá-los. Isso evita a contaminação dos materiais e facilita o trabalho dos catadores. Retire também as tampas, etiquetas e rótulos dos recipientes.
- Acondicione os resíduos recicláveis de forma adequada. Amasse as latas e garrafas plásticas para reduzir o volume. Dobre as caixas de papelão e as embalagens longa vida. Quebre os vidros com cuidado e embrulhe-os em jornal ou papelão.
- Coloque os resíduos recicláveis na rua somente no dia e horário da coleta seletiva ou leve-os até o local de entrega voluntária ou ponto de coleta mais próximo.
Não misture os resíduos recicláveis com os não recicláveis ou com outros tipos de resíduos, como entulho, lixo hospitalar ou eletrônico.
Seguindo essas dicas, você pode se tornar uma pessoa mais sustentável e ajudar o meio ambiente.

A coleta seletiva é um hábito simples que traz benefícios para todos.
Participe e compartilhe essa ideia com seus amigos e familiares!
Commentaires